Psiquiatria, Neurologia e Psicologia
Uma dúvida comum entre as pessoas que apresentam algum sofrimento mental é qual desses profissionais consultar. Afinal, qual a diferença entre psiquiatria, neurologia e psicologia?
A psiquiatria é uma especialidade médica. Responsável pelo estudo e tratamento das patologias da vida de relação do homem com seu meio, lida com os transtornos relacionados às alterações de comportamento e dos processos mentais. Seu campo de atuação envolve, por exemplo, os diversos quadros de ansiedade (como a síndrome do pânico e as fobias), a depressão, o transtorno bipolar do humor e a esquizofrenia.
A neurologia também é um ramo da medicina. Podemos dizer que é a especialidade médica que lida com as vias e os centros psicomotores envolvidos na relação do homem com seu meio. Em outras palavras, é responsável pelas doenças estruturais do sistema nervoso (cérebro, medula, nervos). Cabe ao neurologista o tratamento, por exemplo, das epilepsias, cefaleias e doenças vasculares cerebrais.
Já a psicologia é uma outra área de graduação. Trata-se da ciência que estuda a vida de relação do indivíduo normal, o que envolve os comportamentos e processos mentais do ser humano. Quando este profissional atua como psicoterapeuta, pode ser um grande aliado do psiquiatra no tratamento de pacientes com transtornos mentais.