Vitamina B12

A vitamina B12, também chamada de cobalamina, é uma das vitaminas hidrossolúveis essenciais: não são sintetizadas pelo organismo humano e são necessárias para seu bom funcionamento. É obtida através da ingestão de produtos de origem animal (como carnes, laticínios e ovos) e, portanto, não está presente em quantidade adequada nas dietas veganas e vegetarianas.

A vit. B12 é importante para as células do sistema nervoso e da medula óssea (participa da formação das células do sangue: plaquetas e glóbulos vermelhos e brancos). Juntamente com a vit. B9, também participa da síntese de DNA e RNA. Dada a sua importância fisiológica, deve-se ficar atento à presença de possíveis causas de deficiência de vit. B12: anemia perniciosa; dieta vegetariana ou vegana; e alterações de absorção, seja em distúrbios gastrointestinais (ex.: cirurgia bariátrica, gastrite atrófica, insuficiência pancreática e doença inflamatória intestinal), no alcoolismo, no uso crônico de alguns medicamentos (ex.: metformina, anti-ácidos e “prazóis”) ou no envelhecimento.

Níveis elevados de vit. B12 são excretados na urina. Já sua deficiência pode levar a anemia megaloblástica e a distúrbios neuropsiquiátricos (ex.: depressão, irritabilidade, insônia, prejuízo cognitivo e déficits sensoriais). Sua suplementação pode ser feita sob a forma de metilcobalamina, hidroxicobalamina, adenosilcobalamina ou cianocobalamina. Uma das indicações terapêuticas de suplementação da vit. B12 é na depressão.