Quais as causas dos transtornos mentais?

Epigenética e Psiquiatria

A epigenética estuda como a função dos genes é afetada pelo ambiente e pela experiência de vida de cada pessoa. Trata-se de um conceito fundamental no campo da psiquiatria porque, apesar de ter uma participação importante na origem de muitos transtornos mentais, a genética não é a causa determinante destas doenças. Prova disso são os estudos com gêmeos univitelinos: apesar de serem geneticamente idênticos, não desenvolvem necessariamente a mesma doença porque são diferentes graças às influências do ambiente.

O funcionamento celular depende da síntese de proteínas a partir das informações contidas no DNA. O estresse pode alterar o DNA e, consequentemente, a expressão de certos genes, resultando num processo inflamatório crônico que influencia negativamente o funcionamento cerebral.

O fato de se ter uma série de fatores de risco para um transtorno mental, não significa que ele irá se manifestar: herdamos predisposições, não doenças. Assim, embora não seja a causa direta, o fator genético representa um risco para o desenvolvimento de transtornos mentais e terá um impacto diferente em cada um deles: por exemplo, sua influência é maior na esquizofrenia do que na depressão ou ansiedade. Logo, genética e fatores ambientais se equilibram nos dois pratos de uma balança: quanto mais saudável for seu genótipo, mais a pessoa será capaz de suportar o estresse do ambiente.

Eric Kandell, ganhador do prêmio Nobel de Medicina, destacou a influência dos fatores ambientais sobre a expressão gênica, incluindo o aprendizado, pelo qual operam as psicoterapias. Assim, um dos caminhos para o tratamento e a prevenção de transtornos mentais reside no papel da psicoterapia (ambiente) sobre a expressão genética, resultando num funcionamento cerebral mais saudável. As medicações, além de estimular ou inibir a função do sistema nervoso central, também têm esse papel. Por isso, reforçado pelo conceito de epigenética, o tratamento ideal é aquele que une a psifarmacologia à psicoterapia.