Vitamina B9
A vitamina B9 é mais conhecida como folato ou ácido fólico e compõe o grupo das vitaminas hidrossolúveis essenciais. Está presente em muitos produtos vegetais (especialmente os folhosos verde-escuros) e animais (com destaque para o fígado).
Juntamente com a vit. B12, o folato tem papel fundamental na síntese de DNA e de RNA. Sua deficiência raramente ocorrerá se houver uma dieta adequada, mas poderá estar presente, justamente pelo comprometimento dietético, na anorexia nervosa e no alcoolismo crônico (sendo que o álcool ainda interfere na absorção dos folatos). Ela pode ocorrer também nos casos de má absorção intestinal, como nas doenças inflamatórias intestinais. Dois outros fatores exigirão atenção para a necessidade de suplementação da vit. B9: 1- alguns medicamentos poderão interferir no metabolismo do folato (por ex.: metotrexate, trimetoprima, fenitoína, valproato e carbamazepina); e 2- certas condições fisiológicas e patológicas podem exigir uma quantidade maior de folato (gravidez e lactação, anemias hemolíticas crônicas, dermatite esfoliativa e hemodiálise).
O ácido fólico é a forma quimicamente sintetizada da vit. B9 e a forma ativa é o tetrahidrofolato (THF). Assim como a vit. B12, o folato é eliminado na urina quando em excesso. Já a sua deficiência pode levar a anemia megaloblástica. As funções da vit. B9 estão interrelacionadas àquelas da vit. B12, de forma que a deficiência de uma ou de outra pode resultar nos mesmos sinais e sintomas.
A principal indicação para suplementação de folato é a prevenção de malformações do tubo neural durante a gestação. Pode ser benéfica também na prevenção de eventos cardiovasculares, neoplasias e distúrbios cognitivos, incluindo doença de Alzheimer e demência senil.